23 de mar. de 2010

3ª. homem no fio

Filmes:
Nessas semanas assisti dois filmes que me trouxerem á cabeça uma mesma questão, o argentino | espanhol "El secreto de tus ojos" [dir. Jua José Campanella] e o americano | inglês "Man on wire" [dir. James Marsh]. Associações imediatas: os dois ganharam um oscar, ou, os dois são uma co-produção colonizado+colonizador; mas isso não importa agora...

A questão que me tocou, e que acho o cerne dos dois filmes, foi a questão da paixão, do sonho, a perseguição sem-fim de uma idéia fixa, aquilo que domina vontade, a razão. É claro que o filme argentino ia encarar o assunto sobre a ótica da "paixão", que ao meu ver tem sempre um sofrimento inerente, e o americano sobre a ótica do "sonho", palavra mais triunfalista. A crise que ficou pegando vem da força com que os personagens nos dois filmes guiam suas ações, sem-fim, quando estão atrás daquilo: paixão ou sonho. Penso que a nossa geração tem uma dificuldade em estabeler, lutar, por uma idéia fixa; me questiono se isso é ruim.

Só para sair brainstorm denso: os dois filmes valem muito a pena. A intensidade com que os personagens do Secreto de tus OjOs se olham é um trabalho de camera x encenação fudido, intenso. A imagem de Philipe Petit voando entre as torres gêmeas é surreal, aquela coisa de flutuar sobre a realidade na sua expressão mais literal!


imagem do filme "Man on wire"


bela sequência do início do filme "El secreto de tus ojos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário